Xadrez: oficina mostra como o esporte pode ser usada como ferramenta pedagógica

O Xadrez é um esporte, e embora ainda não esteja incluída na programação dos Jogos Olímpicos, a modalidade já reconhecida pelo Comitê Olímpico Internacional. Foi pensando em como essa modalidade pode ser trabalhada nas escolas que o estudante de Educação Física, Philipe Gabriel realizou a oficina de iniciação ao xadrez para professores, a fim de que essa seja mais uma alternativa pedagógica de trabalho com seus alunos.

Foto:Luana Campelo

Isso por que o interesse no aprendizado da modalidade, que desenvolve habilidades, como a memorização e o raciocínio lógico, pode ser mais uma alternativa pedagógica e atraente para tirar os adolescentes das ruas e evitar que fiquem vulneráveis à violência. Além disso o xadrez é ainda um esporte inclusivo que pode ser praticado por pessoas de qualquer idade e classe social, podendo proporcionar confrontos entre diferentes gerações, frente ao mesmo tabuleiro.

Foto: Luana Campelo

Segundo Philipe, que também trabalhou durante a semana com estudantes interessados na modalidade, lhe causou surpresa a explicação de um aluno sobre a importância da dama no jogo: “a estratégia de ensino que eu utilizei para ensinar não apenas as peças e suas funções no jogo, foi através da escolha de uma das peças e o que ela representava para o indivíduo e para sua vida. Esse garoto escolheu a Dama e a representou como a mãe, por ser a peça que tem mais funções no jogo, assim como a mãe (na vida real).

Um pensamento sobre “Xadrez: oficina mostra como o esporte pode ser usada como ferramenta pedagógica

Deixe um comentário